Manutenção de sistema solares fotovoltaicos

Limpeza dos painéis

Geralmente os sistemas de geração de eletricidade solar demandam poucas intervenções para a sua manutenção. A limpeza dos painéis do sistema fotovoltaico é determinante para a geração de energia elétrica. A quantidade de energia gerada por um painel solar fotovoltaico é influenciada por vários fatores, inclusive a sujeira depositada na sua superfície. Com o passar do tempo, é normal o acúmulo sobre os painéis de poeira, poluição, folhas, insetos e fezes de animais. Dessa forma, a sujeira sobre o painel, impede a absorção de luz pelo painel fotovoltaico fazendo com que  menos energia solar seja convertida em energia elétrica.

Vários estudos mostram que painéis solares sujos não produzem tanta energia quanto painéis limpos. De acordo com o laboratório Nacional de Energias Renováveis dos Estados Unidos (NREL) essa perda pode chegar até 25%.

Geralmente a limpeza do sistema fotovoltaico é um processo simples e fácil de fazer, que demanda pouco tempo e recursos financeiros. Considerando o baixo custo e o imenso benefício da limpeza preventiva e periódica, recomendamos o estabelecimento de uma rotina de verificação e acompanhamento do funcionamento dos sistemas.

Quando limpar os painéis solares?

Por mais simples que possa parecer à manutenção de um sistema solar fotovoltaico, ao menos uma vez ao ano é recomendada uma inspeção completa do mesmo. A frequência com que deve ser realizada a limpeza varia de acordo com a região e condições dos equipamentos. No geral indicamos que ela seja feita a cada 06 meses no período de seca ou regiões extremamente suscetível a acúmulos de detritos. Se o seu imóvel fica em uma região muito afetada pela poeira ou poluição, ou com um grande número de pássaros, essa limpeza deve ser feita com uma frequência maior.

Quem deve fazer a limpeza ou manutenção?

Apesar da limpeza dos painéis solares serem relativamente fáceis, recomenda-se realizar este procedimento por empresas ou técnicos especializadas em manutenção de sistemas solares fotovoltaicos.É necessário garantir a segurança de todos durante o processo. Para tal os mantenedores precisam possuir certificação nas normas NR10 (Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade) e NR35 (trabalho em altura) e uso adequado de EPIs (equipamento de proteção individual). Lembre-se que seu gerador de energia trabalha com altas tensões e geralmente esta instalado sob seu telhado.

Como é feito a limpeza dos painéis fotovoltaicos?

A limpeza das placas solares deve ser feita apenas com água e uma esponja macia que preserve o vidro sem riscá-lo. Durante este processo é possível realizar uma inspeção preventiva que ira resguardar e dar credibilidade a seu sistema.

Esse é um espaço para te aproximar da EnergySeg

Entre em contato

Atendimento Whatsapp - Energy Seg